Uso de óleos essenciais em bebês

A pele dos recém-nascidos é muito fina e com grande capacidade de absorção; por isso, recomenda-se o uso moderado de qualquer substância, entre elas os óleos essenciais, nas seis primeiras semanas. Mesmo sendo 100% puros e naturais, os óleos essenciais são muito concentrados e é preciso respeitar o período de adaptação dos bebês à vida fora do ventre, pois todos os seus sistemas estão aprendendo a lidar com os estímulos e substâncias estranhas.
Neste período sensível, apenas o óleo vegetal é suficiente, como óleo de girassol, amêndoa doce, gergelim, coco, azeite de oliva. É importante estar segura quanto à procedência do óleo.
Quando utilizados com finalidade terapêutica específica, como em casos de assadura, crises de cólicas e agitação, recomenda-se uma concentração baixa (0,5% – 1 gota de óleo essencial em 10 ml de um óleo vegetal carreador) para bebês até 1 ano. A partir de 1 ano recomenda-se a concentração de 1% (2 gotas de óleo essencial em 10 ml de óleo vegetal carreador).
Em casos especiais, sob orientação de profissional capacitado, pode-se utilizar a concentração de 2%.
A Aromaterapia é uma ferramenta muito rica e eficaz e sua utilização aliada ao toque suave proporciona conforto, relaxamento, bem estar, diminui o stress, melhora a qualidade do sono, estimula o desenvolvimento saudável e aumenta o vínculo afetivo entre mãe – pai – bebê – criança.

Alguns óleos essenciais indicados para bebês e crianças pequenas:

Lavanda:
calmante, relaxante e sedativo, atua na regulação do sistema nervoso; auxilia nos problemas de sono e agitação. Analgésico e antiespasmódico, descontratante muscular, é bom para cólicas e cãibras, aflição da dentição e asma. Cicatrizante, antisséptico e anti-inflamatório, atua em picadas de insetos, ferimentos, assaduras e queimaduras, eczemas e acnes. É considerado o Rescue da aromaterapia.

Camomila-romana: reconfortante, calmante e promove o relaxamento, auxiliando nos problemas de sono e agitação. Possui propriedades antialérgicas e emolientes, ajudando a acalmar a pele irritada. Analgésico e antiespasmódico, atua também aliviando os sintomas da dentição, cólicas e febre.

Laranja-doce e Mandarina: trazem a alegria e a leveza da infância, estabilizam o sistema digestório e aliviam as cólicas e a prisão de ventre. Relaxantes do sistema nervoso, acalmam a agitação e são úteis nos casos de insônia.

Melaleuca ou Tea Tree: estimula o sistema imunológico, é antiviral, antibiótico, bactericida, fungicida, muito útil nos casos de gripes, resfriados e tosse. Auxilia no tratamento de candidíase, inclusive em bebês.

Eucalipto: refrescante, antitérmico, antiviral, descongestionante, útil nos casos de gripes e resfriados, rinite, sinusite, tosse, asma, e demais distúrbios respiratórios.
É importantíssimo ter orientação especializada antes de fazer uso de qualquer óleo essencial. Os OE são poderosas bênçãos da Natureza e sua utilização traz inúmeros benefícios, mas quando utilizados de forma incorreta podem trazer riscos e complicações.
Fonte: www.casamae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ácido Azelaico

O ácido azelaico  - ou ácido nonadioico - é utilizado em dermatologia contra a acne e também para promover a beleza da pele, atuando contra ...

Top Postagens